quarta-feira, 1 de junho de 2011

Turismo é Roteirzar Favela

Buscar o desconhecido, buscar o porque da segregação dos pobres, saber como realmente vive um favelado é fazer turismo sem piedade.O turismo nas favelas deveria ser obrigatório, assim como é obrigatório o seu voto nas escolhas dos governantes brasileiros. Pergunto aos amigos leitores; quem ou qual é o brasileiro que fazendo turismo quer saber dos problemas sociais do local ou cidade visitada?

Alguns turistas, em sua  maioria estrangeiros conceituados, nobre vidas que tem a preocupação com a minoria, faz acontecer esse tipo de turismo.
Não seria interessante sabermos na favela de onde vem a dificuldade do homem, da miséria, do extremo conforto, do distanciamento da inclusão social?
Não seria interessante aprendermos na favela que aonde existe a ira pode existir amor, aonde existe arma pode existir flor, aonde existe a droga maléfica, e aonde existe o mal existe o bem e também pode existir o remédio da cura?
Não seria interessante aprendermos a matemática financeiera das e nas favelas, que o montante é ralo contudo se torna vultoso quando bem gerenciado na manutenção da família?
Não seria interessante sabermos que favelados são pessoas do bem, trabalhadores, inteligentes, bandidos, banidos, sobreviventes, tristes, sorridentes, amados e odiados, esquecidos e lembrados quando convém e etc...taxar favelados e segregalos e não é chiquetê.
A miséria, a curiosidade, a piedade, a violência, a forma de habitação aglomerada, a formação ideal para todas as formas de exploração do favelado, o tráfico, a música, a sociedade formada, projeto social, a inspiração artística tudo isso PODE SER ROTEIRIZADO e fazermos um TURISMO ainda mais forte.
Roteirizar favelas é criar condições melhores, é ver a realidade dos que buscam se eleger com a exploração, digo, exploração das condições da segregação dos favelados e cobrarmos um mundo mais justo.
Deus está na minha casa, na sua casa, na sua mansão, no seu palácio e sem ser incrível Ele está com muito prazer na FAVELA.
NÃO SERIA INTERESSANTE VISITAR A FAVELA?

Nenhum comentário:

Postar um comentário